sábado, 30 de janeiro de 2021

Sejusp, Polícia Federal e forças de segurança mineiras firmam acordo de cooperação técnica

 O acordo de cooperação visa ao compartilhamento de informações, tecnologias e práticas entre as instituições partícipes 

Governo de Minas

Belo Horizonte/MG – Foi publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o Termo de Cooperação Técnica nº 001/2021, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em que também figuram como partes a Polícia Federal, as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A assinatura do documento ocorreu nesta data, 28/1/2021, e terá vigência de 60 meses a contar de sua data de publicação.


O acordo tem por objeto a cooperação técnica e operacional entre seus partícipes, com vista ao desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, voltados para o treinamento de recursos humanos, para o desenvolvimento e para o compartilhamento de tecnologias, de informações e de recursos de informática, visando à harmonização, à extração, à análise e à difusão de sistemas, de dados e de informações; bem como ao planejamento e ao desenvolvimento institucional, a ser executado no Estado de Minas Gerais.


Um dos resultados previstos é o acesso ao Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) - o antigo boletim de ocorrência - para a consulta por todas as instituições que fazem parte do acordo. Em consequência, otimiza-se o trabalho de investigação e oportuniza-se o exercício da inteligência policial, tornando as operações mais eficientes. Para os cidadãos mineiros, o efeito é de aumento da sensação de segurança.  


Integração


Para o secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Leão, “trata-se de um marco histórico na integração das forças de segurança que atuam em Minas”. “Será uma ampliação significativa do acesso a conhecimentos úteis à segurança pública, tanto para a execução de planos conjuntos, quanto de ações específicas possibilitadas pelo compartilhamento de tecnologias e treinamento de profissionais”, explica.


O Superintendente Regional da Polícia Federal em Minas Gerais, Cairo Costa Duarte, assevera que “o enfrentamento à criminalidade nos tempos modernos requer dos órgãos de segurança constante aprimoramento. Um dos pilares deste conceito principiológico é a integração entre os entes federativos e as agências. Devemos festejar este momento paradigmático a partir da publicação do Termo de Cooperação Técnica, instrumento que robustecerá a capacidade dos nossos trabalhos no dia a dia”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário