quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Profissionais de segurança na fronteira participam de capacitação para enfrentamento de crimes transfronteiriços

 Curso “Segurança Multidimensional nas Fronteiras” faz parte de acordo de cooperação assinado entre Ministério da Justiça e Segurança Pública e Universidade de São Paulo


Da redação Jornalismo Imparcial

Cerca de 2.700 profissionais de segurança pública que atuam nas fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina estão sendo capacitados para o enfrentamento de crimes transfronteiriços. O curso Segurança Multidimensional nas Fronteiras é uma das ações contempladas no acordo de cooperação assinado, este ano, entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Universidade de São Paulo (USP). Além dos agentes que atuam no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A), participam também da capacitação agentes da Colômbia, Peru e Uruguai.

O curso, que vai até o dia 29 de janeiro de 2021, é ministrado por docentes do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e por profissionais de Segurança Pública da América Latina convidados pelo Ministério. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento da capacidade institucional das polícias para a gestão das fronteiras e reduzir a diferença de atuação entre as instituições que lidam com as problemáticas relacionadas nessa área, desde o tráfico de drogas, armas, de pessoas, de animais silvestres, até o controle do comércio de produtos falsificados e contrabandeados na região para um melhor enfrentamento às organizações criminosas.

A capacitação tem carga horária de 84 horas/aula e vai abordar, principalmente, o funcionamento do crime organizado, o processo de transnacionalização dos mercados ilícitos e a estrutura operacional dos principais mercados ilegais na região de fronteira. Ao final, os participantes receberão um certificado de conclusão concedido pela Universidade de São Paulo. O acordo entre o MJSP e a USP proporcionará o intercâmbio de docentes e pesquisadores, a elaboração conjunta de projetos de extensão e pesquisa, a organização conjunta de cursos de eventos científicos e culturais, o intercâmbio de informações e publicações e o intercâmbio de membros da equipe técnico-administrativa.

Os secretários de Gestão e Ensino em Segurança Pública e de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Joselio Sousa e Jeferson Lisbôa, participaram da cerimônia de abertura do curso, realizada nesta terça-feira (01), por videoconferência. Além dos representantes do Ministério, deram as boas-vindas aos alunos Janina Onuki, diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP, Leandro Piquet, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP e coordenador acadêmico do curso, Fabio Bechara, professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e coordenador acadêmico do curso, Moreno Ocampo, membro do Conselho da Fundação Internacional Philip Morris, Gilberto Aristides Fleitas Colman, diretor de Investigação Criminal do Paraguai e Alejandro Benedetti, diretor Nacional de Controles e Hidrovias da Argentina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário