quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Governador Zema participa da 27ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene para tratar assuntos relacionados ao Norte de Minas

 Com presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, encontro reúne ainda representantes de nove estados do Nordeste brasileiro e do Espírito Santo 


Governo de Minas

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (9/12), da 27ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). O encontro, que aconteceu por videoconferência em razão da pandemia da covid-19, trata de assuntos relacionados ao desenvolvimento dos nove estados do Nordeste brasileiro e do Norte de Minas e Norte do Espírito Santo.

Com presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a reunião debateu, entre outros temas, os critérios de aplicação dos recursos destinados ao custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento e tecnologia e o regulamento dos incentivos fiscais administrados pela Sudene.

O governador Romeu Zema participou ao lado do diretor-geral do 
Instituto do Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), Nilson Borges, e do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Projetos de desenvolvimento

Zema ressaltou a importância do encontro para o Norte mineiro e destacou projetos da atual gestão para o desenvolvimento da região.

“Diferentemente do passado, faço questão de participar das reuniões da Sudene, porque ela é importantíssima para o Norte do nosso estado, que é uma região extremamente carente. Nossos trabalhos com a instituição têm melhorado bastante. Temos grandes projetos para o Norte de Minas, que, inclusive, contribuirão para outros estados, principalmente a Bahia. Um exemplo é a BR-251, e estamos aqui à disposição e abertos para trabalhar junto com todos”, afirmou.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, propôs a simplificação burocrática para as empresas que queiram se instalar nas regiões abrangidas pela Sudene.  

“A título de sugestão e colaboração, gostaríamos de apresentar alguns itens com vistas à simplificação e desburocratização, muitos deles até inspirados na Lei Federal 13.874. Percebemos que são escolhas que pesam na decisão do investidor para vir para essas regiões. Claro que o desconto no Imposto de Renda e a depreciação acelerada são importantes, mas medidas de desburocratização, licenciamento ambiental simplificado, inclusive monofásico, poderiam dar mais robustez a esse pacote”, explicou.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, se mostrou aberto à sugestão.

“Todos nós pretendemos que haja desburocratização, simplificação e melhoria nos procedimentos para instalação e para atuação das empresas. Peço que você encaminhe pelos canais da Sudene. A gente trabalha na próxima reunião ou extraordinariamente, dada a relevância do tema”, agradeceu.

Incentivo fiscal

Em 2020, o Norte de Minas foi beneficiado com 16 projetos de incentivo fiscal, somando um total de R$ 17,4 bilhões. Os benefícios foram concedidos a empresas que investiram recursos na região de atuação da Sudene.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário