quarta-feira, 27 de maio de 2020

ASSISTA NA ÍNTEGRA O SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA ABRAJI, ONDE MARCARAM PRESENÇA OS MINISTROS DO STF, PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, OAB EM DEFESA A LIBERDADE DE IMPRENSA


Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial
Nesta quarta-feira (27) de maio, foi realizado o Seminário Online promovido pelo Abraji- Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, marcando presença, os Ministros do STF e o Procurador-Geral da República, o Presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz,  diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques  Neto, reafirmando a necessidade de fortalecer a liberdade de imprensa no Brasil. 
Neste período de Covid-19, a Imprensa, teve um papel fundamental de informar, a sociedade, principalmente pessoas dos grupos vulneráveis.
O Ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) criticou, os ataques e as ameaças, físicas ou virtuais, sofridos pela imprensa.“Se você coage, ameaça, amedronta aqueles que vão veicular informações, que exercem efetivamente a liberdade de imprensa… se você, de forma instrumental, afeta o exercício de sua atividade, você está facilitando que somente notícias deturpadas cheguem à população”, disse o ministro.
Em sua fala, o procurador-geral Augusto Aras disse que o Brasil deve prestigiar o jornalismo profissional como forma de enfrentar desinformação e fortalecer o Estado democrático de Direito.
A partir desta quarta-feira (27.mai.2020), jornalistas que forem vítimas de assédio ou ameaça no ambiente digital contarão com orientações jurídicas básicas para fazer denúncias às autoridades. A possibilidade é fruto do convênio firmado entre a Abraji e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Assista na íntegra, a live voltada para a promoção da segurança dos jornalistas e o fortalecimento da liberdade de imprensa.