Divulgação CBMMG |
Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial
Na manhã deste domingo, 01 de março, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba, recebeu dois filhotes órfãos de gambá em sua sede na avenida 19, 228, bairro Centro. De acordo com o solicitante, os filhotes juntamente com a mãe entraram em sua casa, na avenida Independência no bairro Eldorado, quando o cachorro da família atacou a mãe por se sentir ameaçado.
Ao escutar a briga dos animais, o solicitante interveio conseguindo resgatar os filhotes.
Sem saber qual providência tomar, decidiu então trazer os filhotes órfãos ao Corpo de Bombeiros para que pudesse tomar as providências.
"Os gambás podem reproduzir-se três vezes durante o ano, dando dez a vinte filhotes em cada gestação, que dura de doze a catorze dias. Como nos restantes marsupiais, ao invés de nascerem filhotes, nascem embriões com cerca de um centímetro de comprimento, que se dirigem para o marsúpio, onde ocorre uma soldadura temporária da boca do embrião com a extremidade do mamilo. Os filhotes permanecem no marsúpio até quatro meses e, quando crescem não são ainda capazes de viver sozinhos, são transportados pela mãe em seu dorso. Em cativeiro, o período de vida é de dois a quatro anos".
Os militares receberam os filhotes e, tendo percebido sua fragilidade e pouca chance de sobreviverem sozinhos em seu habitat, conduziram os animais para a clínica veterinária onde estariam em segurança e amparados até sua completa recuperação.O Corpo de Bombeiros orienta a sociedade para que, ao se deparar com animais silvestres, façam o contato via 193 para que os Bombeiros possam capturar em segurança, tanto para o animal quanto para a sociedade.