Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial
Montes Claros/Norte de Minas
Na noite dessa quarta-feira (25), familiares de presos, que cumprem pena no Presídio Regional de Montes Claros, ignoraram as recomendações de prevenção ao coronavirus e reuniram-se em frente à unidade do sistema prisional.
O motivo de tal aglomeração teria sido um áudio enviado de um preso para sua esposa, pedindo que alertassem os outros familiares sobre possíveis torturas e opressões de policiais penais para com os presos.
Segundo o áudio, policiais penais agrediram um preso que trabalhava fazendo a entrega de alimentos nas celas (o que eles chamam de "Correria do Pavilhão). Ainda no áudio o preso pede a esposa que divulgue em grupos e para a imprensa. Após a divulgação em massa do audio, familiares desesperados se reuniram em frente ao Presídio Regional em busca de notícias.
A polícia militar foi chamada para averiguar a situação e orientar as famílias a retornarem para casa, não houve confronto.
Ainda na noite de quarta-feira (25), o Blog Jornalismo Imparcial fez contato com o SAMU e o Corpo de Bombeiros, para saber se atendeu algum chamado na unidade prisional, sendo informado que não houve acionamento.
Na madrugada, o Blog Jornalismo Imparcial, solicitou uma nota junto a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública, para saber o que de fato aconteceu na unidade a qual nos reportou através de nota, os esclarecimentos dos fatos.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário (Depen-MG), esclarece que, no início da tarde desta quarta-feira (25/3), por volta das 18 horas, familiares de presos se aglomeraram na porta da unidade para reivindicar o retorno das visitas na unidade prisional, sobretudo as íntimas. A Polícia Militar foi acionada para acompanhar a manifestação e impedir qualquer ato que pudesse atentar contra a segurança da unidade. A Sejusp ressalta, mais uma vez, que a suspensão das visitas busca resguardar a vida e a saúde dos presos e dos profissionais de saúde da unidade, com a diminuição da circulação de pessoas no local.
A Sejusp esclarece ainda que não houve atendimento do Samu no local nesta quarta-feira, conforme circulou em grupos de WhatsApp, e que a informação é inverídica.
Durante a manhã, houve um movimento de subversão à ordem, com tentativa de impedimento de entrada de policiais penais em um dos pavilhões. O movimento foi contido pelos policiais, sem danos ao patrimônio ou feridos.
O Blog Jornalismo Imparcial, é um canal independente que busca sempre apurar a veracidade dos fatos, ajudando no combate do Fake News, (notícias falsas).
O Blog Jornalismo Imparcial, é um canal independente que busca sempre apurar a veracidade dos fatos, ajudando no combate do Fake News, (notícias falsas).
A notícia com credibilidade do jeito que o povo gosta |