Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial
Está acontecendo no Estado de Minas Gerais, desde o dia 24 de fevereiro de 2020, o Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) – Nível Avançado − promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Na dinâmica, (6) Estados da Federação Brasileira, participam do treinamento que acontece na Academia de Bombeiros Militar (ABM), sendo encerrado o treinamento no dia 13 de março de 2020. Ao todo, estão participando 34 militares dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Ceará, Roraima e do Distrito Federal.
O curso de BREC, nível avançado, é inédito no Brasil e tem como foco as ações de resposta a desastres, de acordo com padrões doutrinários internacionais, com foco em escoramentos complexos e penetração em escombros.
É uma capacitação inovadora que une as experiências já vividas no CBMMG, em Minas, em outros estados da Federação e em outros países.
Além, de serem repassadas, informações de dinâmicas, adquirida em grandes desastres como os de rompimento das barragens em Mariana, Brumadinho e da atuação internacional em Moçambique.
O foco principal é o gerenciamento e a coordenação das equipes de respostas aos desastres em âmbito local, regional, nacional e internacional, desenvolvendo, inclusive, uma cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU).
O corpo de instrutores é formado por militares do CBMMG de todo o Estado, com formação na área de BREC; pelo Diretor-Geral do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (GRAU), Dr. Jorge Michel ; e do Coordenador-Geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), Tenente-Coronel Veterano CBMDF, Paulo José Barbosa de Souza.