quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Sem preconceito_ Cinco sargentos mulheres do Exército Brasileiro entraram para a história como especialistas na manutenção de aeronaves do Exército.

 Diana Maia com informação da Agência Verde Oliva _ Centro de Comunicação Exército Brasileiro


Taubaté (SP) – O Comando de Aviação do Exército (CAvEx), sediado em Taubaté, interior paulista, terá pela primeira vez mulheres de carreira atuando como sargentos na manutenção das aeronaves militares. Com a formatura do Curso de Sargentos de 2019, no último dia 29 de novembro, cinco mulheres de um grupo de 21 alunos entraram para a história como a primeira turma do sexo feminino especialistas na manutenção de aeronaves do Exército.

"Lugar de Mulher é aonde ela quiser"


Assim como seus colegas de turma do sexo masculino, as mulheres pioneiras passaram por dois anos de treinamentos intensos. Todo esforço foi premiado com a sonhada conclusão do curso. 
O grupo de formandos recebeu o quepe de sargento do Exército, em uma cerimônia marcada por muito simbolismo e emoção para estes jovens. O evento aconteceu no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). A formatura contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, acompanhado do General de Divisão, Eduardo Diniz, antigo comandante de Aviação, e do General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, Comandante da Aviação do Exército.
O Curso de Formação de Sargentos é um dos caminhos pelos quais o Exército forma militares de carreira para suas fileiras. Desde 1995, o CIAvEx ministra o curso de formação de Sargentos de Aviação de manutenção, entregando, com excelência, mecânicos de aeronaves às unidades da Aviação do Exercito. Atualmente, a formação é dividida em dois períodos de instrução, sendo o primeiro ano sob coordenação da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e o segundo ano sob responsabilidade do CIAvEx.