sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Sistema de Comando de Operações do Corpo de Bombeiros de Salinas extingue grave incêndio florestal em Padre Carvalho.

Divulgação CBMMG


Diana Maia com informação do CBMMG/Salinas
Operação Cabeceiras
Uma força tarefa foi montada nesta sexta-feira (08.11) na Câmara Municipal de Padre Carvalho, coordenado pelo Corpo de Bombeiros de Salinas, diante  de um grave incêndio florestal
que devassava grande parte da mata no perímetro urbano e zona rural da cidade de Padre Carvalho.

Diante da situação, foi
montada uma operação, batizada como (Operação Cabeceiras),  para extinguir por completo todas as chamas que ameaçavam avançar para casas populares na saída da cidade e atingir diversas famílias.
Em data pretérita, outros focos (de grandes proporções), atingiram a nascente de um córrego que abastece o município e matas de reserva legal da fazenda Lambedor, ocasionando grande prejuízo ambiental para comunidade da região afetada.
Dinâmica da Operação
Utilizando a estrutura da Câmara dos Vereadores de Padre Carvalho foi instalado o Posto de Comando do Sistema de Comando de Operações, liderado pelo Corpo de Bombeiros de Salinas e Prefeitura de Padre Carvalho, coordenando e controlando todos os recursos materiais e humanos necessários para a resolução da ocorrência que assolava a região. Ao todo foram empenhadas 04 viaturas do Corpo de Bombeiros, 11 Bombeiros Militares de Salinas, 13 veículos de apoio (leves e pesados) e 39 pessoas em apoio para o combate, sendo funcionários cedidos por empresas locais de reflorestamento e prefeitura. Foram consumidos aproximadamente 419 hectares de vegetação. O sucesso da operação só foi possível face ao apoio de populares voluntários  e poder público (executivo e legislativo) de Padre Carvalho que não mediram esforços na sinergia entre as diversas agências envolvidas.