Diana Maia_ Blog Jornalismo Imparcial
Brasília_ Nesta terça-feira (05), o governo federal apresentou ao Congresso Nacional propostas para
ajustar contas públicas da União, Estados e municípios, com o apelo de
assim promover a retomada do crescimento do país.
Plano Mais Brasil, da autarquia do governo federal, quer acabar com os municípios com menos de 5 mil habitantes, o pacote inclui três propostas de emenda à Constituição (PEC) e foi
levado ao Senado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e pelo ministro da
Economia, Paulo Guedes. A ideia central é descentralizar recursos para Estados e municípios, seguindo a proposta de um novo pacto federativo no
país. Em Minas, 231 cidades poderão ser unificadas, ressaltando que hoje, Minas Gerais, é o segundo Estado com mais município, somando 853 no total. Municípios como Serra da Saudade, localizado na Região Centro-Oeste do Estado, com apenas 786 habitantes, segundo
dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seria um município que com a nova fusão pode deixar de existir.
No Norte de Minas, o município de Juramento à 36 KM de Montes Claros, é outro que será atingido, atualmente há 4.331 habitantes.
A preocupação dos mineiros é os valores e tradição de cidades históricas e cultural para região, que vivem do turismo local.
A Juramentense Maria Inês, de 65 anos, que vive da agricultura local, ao saber da notícia, ficou emotiva:
"Aqui nesse chão, trabalhei e criei meus filhos e netos, no sol da minha roça na minha cidade Juramento, uma notícia abala não somente a mim, como outros que construíram uma vida aqui, é como se ficássemos sem identidade.Aí vem o governo, e simplesmente esquece de nossas tradições culturais, nossas raízes e costumes.Sinto um pedaço das minhas origens morrendo, e um pedaço da história sendo acabado, estão levando a minha autonomia, da cidade onde eu nasci".
Diz a tradição que o nome do município teve origem no "juramento de
fidelidade" feito pelos integrantes da bandeira de Fernão Dias Paes Leme
às margens de um riacho que banha a cidade. O juramento aconteceu após
a insurreição de José Dias, filho de Fernão Dias.
Município de Glaucilândia
De acordo com o IBGE, no último senso de 2019, a população é de 3.150
pessoas habitantes, localizada a 23 km a Sul-Leste de Montes Claros a maior cidade nos arredores, também vai sofrer caso seja aprovada PECS do Governo Federal.
Outro município que seria afetado no Norte de Minas é Guaraciama, população estimada em 2019, com 4.972
pessoas.