quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Arma apreendida em 2013 pela PMMG em Jaiba, é localizada circulando em Montes Claros em 2019

Diana Maia_  Blog Jornalismo Imparcial
Montes Claros/MG_ Uma situação Atípica aconteceu neste final de semana 10/11/2019, por volta das 20:00 horas em Montes Claros, ao ser apreendido pela PMMG,  um revólver calibre 38 SÉRIE (1121858).Seria mais uma apreensão de arma no combate a criminalidade em Montes Claros se não fosse um detalhe, que chamou atenção dos policiais. Em consulta realizada pelo Sistema REDS, foi verificado que o objeto, o (revólver), já estava arrolado em outra REDS, sendo o mesmo material apreendido pela PMMG, em Jaiba/MG, no dia 05.08.2013, e entregue na DEPOL.

Entenda a dinâmica da arma aprendida
Nesta data (10.11.2019), o COPOM da 11º RPM, por volta das 20:00, recebeu uma denúncia, onde foi informado que foi visualizado um homem de cor clara, estatura mediana, trajando calça jeans e camisa na cor vermelha, desembarcou na BR 135 em um  Ford Fusion de cor prata. As informações foram repassadas via rede rádio, sendo montado de imediato, uma força tarefa pela PMMG, para monitorar a ação do alvo.
As equipes envolvidas na ação, ao chegar no local, deparou-se com as característica do alvo, sendo feito à abordagem de praxe, submetido a busca pessoal, sendo localizado na cintura um revólver 38 special , oxidado cabo de madeira, municiado com (06) cartuchos intactos, sendo posteriormente  vistoriado o seu veículo o Ford Fusion.
O homem foi identificado sendo o nacional N.S., informou aos militares, que trabalha como vigilante em um posto de combustível e que a arma que estava em seu poder, pertencia ao proprietário do estabelecimento. O susto maior para os policiais, aconteceu quando ao ser verificado a procedência da arma, o sistema REDS, identificou que no dia 05.08.2013, o mesmo revólver foi apreendido no município de Jaiba/MG,  durante um patrulhamento na Avenida Coronel Moacir José da Silva, quando três adolescentes relataram a Polícia Militar que deslocavam a pé, na referida avenida, próximo ao nº 841, foram abordadas por dois indivíduos, que tentaram flertar com as mesmas, porém ao informar aos malas, que já tinham namorados, os mesmo insatisfeitos por levar um fora, com o ego ferido da rejeição sacaram revólveres, sendo que o autor, de posse de uma arma calibre 32, bateu nas costas da vítima (R.M.), causando uma pequena escoriação.
Em seguida os dois indivíduos, evadiram em suas bicicletas, efetuando disparos, mas não atingindo ninguém. Os policiais de posse das características dos autores conseguiu identificá-los e ainda na madrugada, localizou o menor, envolvido na ação criminosa, que confirmou sua participação, indicando a localização da arma, com numeração suprimida, com dois cartuchos intactos e um deflagrado, o outro autor (J.C.), também assumiu a autoria, sendo apreendido o revólver calibre 38 com um cartucho intacto, sendo este o revólver apreendido neste domingo (10.11) em Montes Claros.
Na época dos fatos, ambos autores foram presos em flagrante delito, sem lesão corporal juntamente com as armas apreendidas.
Para a nossa fonte, e policiais que preferiram não se identificar com medo de retaliações, fica a revolta e os questionamentos, " Isso é um fato curioso e temeroso..., a PMMG,  Trabalha, Prende a arma, e a mesma arma, cria vida, sai da delegacia pela porta da frente de Jaiba e volta para as ruas, só que agora para Montes Claros, como assim?"

Em busca da veracidade dos fatos e direito a informação, na tarde desta quarta-feira (13.11), o Blog Jornalismo Imparcial, em contato com a assessoria da Polícia Civil, obteve a seguinte informação:
Leia na `íntegra a nota enviada pela PCMG:

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), através do 11º Departamento esclarece que no ano de 2014, a Delegacia de Polícia de Jaíba veio a ser alvo de furto, sendo subtraído dentre outros objetos, armas custodiadas na Unidade. O crime em tela continua em apuração por meio de Inquérito Policial. O 11 Departamento de Polícia Civil determinou a realização de auditoria em caráter correcional, por meio de inventário dos objetos custodiados na Unidade. Esse minucioso trabalho vem sendo realizado por uma equipe especialmente designada a esta finalidade.
A Polícia Civil ressalta que  a Corregedoria da Polícia Civil, através do Núcleo Correcional do 11º Departamento está trabalhando para apurar os fatos.
Esclarece ainda, que  trabalha de forma transparente, respeitando  sempre as normas e  princípios constitucionais vigentes.

O Blog Jornalismo Imparcial, é um canal parceiro das Instiuições da Segurança Pública,  que preserva a cima de tudo, a ética ao informar  de forma clara e transparente, sem favoritismo ou discriminatório,  reporta os fatos do cotidiano, mantendo um relacionamento, respeitoso, adotando uma comunicação clara, leal e imparcial, sem sensacionalismo com nossos colaboradores e leitores.
Sugestão de pauta, denúncias, críticas, envie para o nosso 
WhatsApp. (038)99208-0936
Deus no Comando!