quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Governo de Minas lança campanha de prevenção a incêndios

O Governo de Minas lança campanha para prevenção a incêndios florestais. Com o tema, “Basta de Tragédia: além da mata, incêndios queimam histórias de vida”, as peças publicitárias visam sensibilizar a população para os impactos do fogo criminoso e para a importância do papel de todos nesse trabalho.
A campanha começou a ser veiculada no último dia 29 de agosto, e permanece por dois meses no rádio, redes sociais, outdoors e peças publicitárias. A iniciativa é uma parceria do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
Dados do Sisema mostram que, até o momento, as ocorrências relacionadas ao fogo estão dentro da média histórica registrada nas unidades de conservação do estado. O atual momento é classificado como período seco. Esta é a época do ano de maior número de casos de incêndios e de área atingida pelo fogo, situação que persistirá até o retorno consistente das chuvas, normalmente a partir da segunda quinzena de outubro.
Brigadistas e voluntários
Órgão do Sisema, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) conta com 278 brigadistas que são contratados temporariamente para reforçar os efetivos em unidades de conservação de todo o território mineiro. Mesmo as unidades que não recebem esse reforço, contam com brigadistas de outras áreas que podem ser direcionados para atividades preventivas e de combate. Em regiões com concentração de UCs próximas esse uso compartilhado é bastante eficiente, como nos casos das unidades nos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco, Belo Horizonte, Nova Lima e Moeda, entre outros.
O IEF ainda tem importantes parceiros que são as brigadas voluntárias e contratadas, que apoiam unidades de conservação como os Parques Estaduais da Serra do Rola Moça, Itacolomi, Serra Verde, Baleia, Lapa Grande, Sete Salões, Serra do Papagaio, Serra do Intendente e Serra de Ouro Branco, dentre outros. Monumentos Naturais, Áreas de Proteção Ambiental e outros tipos de áreas protegidas - como a Serra de Moeda, APA Sul, São José, Reserva de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José e Estação Ecológica do Cercadinho - são alguns exemplos que contam com o apoio fundamental desses combatentes de origens diversas, somados ainda aos militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, nos municípios onde há representação da instituição, que também pode, de acordo com a complexidade dos incêndios, deslocar efetivos de regiões diversas.
Jornalismo Imparcial, com informação Agência Minas.

WhatsApp (038) 99208-0936
Jornalismo Imparcial, a notícia apurada com credibilidade do jeito que o povo gosta!