quinta-feira, 6 de junho de 2019

Câmara Municipal de Montes Claros vai homenagear no dia 02 de Agosto o Cel. Borges com Título de Cidadão Honorário


Montes Claros_ Nessa terça-feira(04), foi aprovado por unanimidade pela Câmara o Projeto de Resolução que concede Título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao Cel. Evandro Geraldo Ferreira Borges, Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, proposto pelo vereador Edmílson Magalhães, durante reunião ordinária.
A ligação do Cel. Evandro Borges com Montes e Região inicia-se tão logo sua formatura no Curso de Formação de Oficiais no ano de 1994, ocasião em que veio para a 3ª Região de Polícia Militar de Montes Claros(RPM), para servir no 3º Batalhão na cidade de Diamantina, que na época, pertencia à regional de Montes Claros. Foi designado Comandante da 11ª RPM em Montes Claros no ano de 2018, onde exerceu um comando de liderança e representatividade, com destaque para as seguintes atividades: 1. Atuação na coordenação do Gabinete de Crise da Greve dos Caminhoneiros, 2. Participação ativa em diversas ações e operações de destaque, 3. Instituição de plano de policiamento inovador com estratégias de pontos de policiamento para maior ostensividade das viaturas da polícia militar(PM) e proximidade com o cidadão além da implantação de 12 bases de segurança comunitária de Montes Claros, 4. Redução criminal de 35,48% dos crimes violentos em Montes Claros, 5. Redução de 42,18% nos crimes de homicídios, 6. 11ª RPM destacou-se em 2018 como a região com maior redução de crimes de homicídios no Estado, 7. Redução de 76,47% nos crimes de ataques de quadrilhas a agências bancárias e similares.


Atualmente o Cel Borges é o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil do Estado, função esta que o mantém constantemente ligado à Montes Claros e Região nas atividades de prevenção e socorrimento, especialmente nos períodos de seca, frisa-se o lançamento do Programa de Enfrentamento à Seca que foi lançado em Montes Claros pela Defesa Civil Estadual.
Por fim, destaca-se o maior trabalho interagências do mundo, no maior desastre ambiental do Brasil, o rompimento da barragem em Brumadinho, tendo o Cel. Borges integrado a força tarefa integrada para socorrimento das vítimas. Sua coordenadoria é quem acompanha todos os trabalhos de monitoramento e avaliação das barragens no Estado, como a atual situação em Barão de Cocais.
A solenidade será no dia 02 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Montes Claros.