Diana Maia
Montes Claros/MG_
Deu início na tarde desta segunda- feira (27) em Montes Claros, o Lançamento do Maio Amarelo da Polícia Civil.
O objetivo das palestras é conscientizar os alunos em salas de aulas, a importância das Leis de Trânsito.
O primeiro Colégio atendido na tarde desta segunda-feira, foi o Vitória, situado Avenida Crisostomo Freire, 296, Morada do Parque.
Na terça-feira (28/05), às 09:00h e 15:00h, os Policiais Civis vão palestrar para os alunos do Colégio Siga, situado na Avenida Osvaldo Solto, 71, Ibituruna.
Na quarta-feira (29/05) o colégio atendido será o Sólido Kids, localizado na Avenida Esteves Rodrigues l, 1348, Centro).
Os horários agendados são: 08:00, 08:40 e 14:00 e 14:40.
No dia 30, quinta-feira, a Polícia Civil vai realizar uma Blitz educativa na Praça dos Jatobás.
O objetivo do evento é conscientizar as crianças sobre as Leis de Trânsito, elas serão fiscais dos pais, vigilantes quanto a necessidade de obediência às Leis de Trânsito.
O tema “No trânsito, o sentido é a vida”, foi proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por intermédio das peças publicitárias protagonizadas por crianças, sob a assinatura “#ME OUÇA”, a campanha busca incentivar os adultos a ouvirem os conselhos dos mais jovens e a refletirem sobre o comportamento nas vias.
No Norte de Minas, o 11º Departamento desenvolveu um Mini Talões de Multas para que as crianças notifiquem os pais, quando ele cometerem alguma infração, “O objetivo do evento é conscientizar as crianças para que elas sejam fiscais dos seus pais, vigilantes e atentas quanto à necessidade de obediência às Leis de Trânsito” disse o Chefe do 11º Departamento, Jurandir César Filho. “Com esse aprendizado hoje, no futuro, esperamos que estas crianças se tornem motoristas cônscios das normas no Trânsito. O número de mortos e feridos anualmente é alarmante, nos preocupa e coloca a responsabilidade, como órgão público de realizar ações educativas ”.
Por que maio? Por que amarelo?
Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito.
O amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma, o Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.
No Brasil, o Movimento ganhou forma a partir de 2014 e conta com a participação de órgãos públicos, empresas privadas e membros da sociedade civil pela redução de acidentes nas vias do país que, segundo a OMS, é o quarto em número de mortes por acidente de trânsito no mundo.
O Delegado Jurandir Rodrigues César Filho
11 Departamento de Montes Claros, esclarece que as ações do Maio Amarelo serão replicadas em Januária, Janauba e Taiobeiras, Delegacias Regionais que compõem o 11Departamento.