Agência Verde Oliva_ Centro de Comunicação do Exército Brasileiro
Brasília (DF) – Com o
surgimento de novos blindados no cenário internacional, como o Centauro
II, o Pátria AMV, o Boxer, o Piranha V, o Pandur II, o Mobile Combat
Vehicle e o Stryker, bem como com a desejada transformação da Infantaria
e modernização da Cavalaria, tornou-se necessário dotar a Força
Terrestre com material de emprego militar à altura dessas modernas
viaturas que passaram a equipar exércitos ao redor do mundo. Como
exemplo, a tropa, até então tendo como viatura blindada de
reconhecimento o Cascavel 6x6 equipado com torre manual e canhão 90 mm,
passará a dispor de viatura 8x8, com desejável maior mobilidade tática e
estratégica, e também com maior poder de fogo, tanto pela torre
estabilizada que possuirá, quanto pelo canhão 105 mm expansível para 120
mm, além de moderna eletrônica embarcada, que permite novas capacidades
no campo de batalha.
Para tanto, durante a LAAD 2011 (Feira Internacional de Defesa e Segurança), Defence & Security, o
Exército Brasileiro divulgou a Nova Família de Viaturas Blindadas, cujo
desenvolvimento está em curso. O primeiro protótipo finalizado e
apresentado ao público foi chamado de “Guarani”, e assim foi nominada
toda a família de blindados que foi criada. Trata-se de viatura blindada
de transporte de pessoal (VBTP) destinada a equipar a recém-criada
Infantaria Mecanizada e a modernizar a Cavalaria Mecanizada, capaz de
levar até 11 militares, oferecendo vantagens operacionais, como maior
proteção blindada e antiminas.
O Exército Brasileiro estabeleceu
parceria com a sólida empresa multinacional Fiat-Iveco que, em sua
fábrica em Sete Lagoas, Minas Gerais, está incumbida dessa nobre missão,
contando sempre com o suporte técnico do Departamento de Ciência e
Tecnologia (DCT) do Exército, que mantém, permanentemente, engenheiros
militares seus acompanhando o trabalho da empresa. A presença militar
vem a ser importantíssima e mais do que necessária para que se adquira,
com a Iveco, o know-how de produção, que “ao longo do caminho” tem sido desenvolvido. Oportuno aqui frisar que o chamado know-how é abrangente, completo, suficiente para produção, muito além de mero pacote de dados técnicos que, sem o respectivo know-how, de nada serve.
A primeira viatura nascida dessa
parceria de sucesso foi a VBTP, cujo protótipo se encontra avaliado pelo
Centro de Avaliações do Exército. O lote-piloto dessa viatura foi
produzido em série, com pouco mais de 300 viaturas, que já foi,
inclusive, entregue, para a satisfação da tropa pelo Brasil afora.
No final de 2018, foi concluído, pela
Diretoria de Fabricação do DCT, um estudo preliminar de viabilidade, com
vistas à obtenção da Viatura Blindada de Reconhecimento, Média sobre
Rodas, VBR-MR 8x8 105 mm, expansível para 120 mm, estudo esse já
submetido à apreciação do DCT e do Estado-Maior do Exército para a
definição dos próximos passos, no sentido de dotar a Força com esse
imprescindível material de emprego militar.
Nesse contexto de novos desenvolvimentos, esforços estão sendo
envidados no sentido de obter a Viatura Blindada Especial de Engenharia
– Média sobre Rodas e a Viatura Blindada de Combate Morteiro – Média
sobre Rodas.
A Família Guarani possui, também, uma
subfamília leve. São veículos 4x4, como a Viatura Blindada Multitarefa –
Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada de Combate Anticarro – Leve sobre
Rodas; Viatura Blindada Especial de Observador Avançado – Leve Sobre
Rodas; Viatura Blindada Especial de Guerra Eletrônica – Leve Sobre
Rodas; Viatura Blindada Especial de Defesa Química, Biológica,
Radiológica e Nuclear – Leve Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial
Radar – Leve Sobre Rodas. O primeiro veículo será a Viatura Blindada
Multitarefa – Leve sobre Rodas. Trata-se de uma viatura 4x4, dotada de
elevada proteção blindada e antiminas, elevada mobilidade tática e
estratégica, apta a desempenhar grande diversidade de missões. A viatura
será obtida por nacionalização, a ser conduzida pelo DCT.
O programa da Nova Família de Blindados
do Exército Brasileiro prevê a fabricação de viaturas nas seguintes
versões: Viatura Blindada de Reconhecimento – Média sobre Rodas,
conforme estudo preliminar de viabilidade citado;
Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média sobre Rodas; Viatura
Blindada de Combate Morteiro – Média sobre Rodas; Viatura Blindada
Especial Posto de Comando – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial
de Comunicações – Média sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de
Central de Direção de Tiro – Média sobre Rodas; Viatura Blindada
Especial Ambulância – Média Sobre Rodas, que possui dois tipos (Resgate e
Tratamento Intensivo); Viatura Blindada Especial de Engenharia – Média
sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Desminagem – Média sobre
Rodas; Viatura Blindada Especial Lança-Ponte – Média sobre
Rodas; Viatura Blindada de Combate Antiaérea; Viatura Blindada Especial
Escola – Média Sobre Rodas; Viatura Blindada Especial Oficina – Média
sobre Rodas; Viatura Blindada Especial de Defesa QBRN – Média Sobre
Rodas; Viatura Blindada Especial de Socorro – Média sobre Rodas.
O contrato entre o Exército Brasileiro e a Iveco prevê a fabricação de cerca de 1.580 viaturas blindadas nos próximos 20 anos.