segunda-feira, 8 de abril de 2019

Delegados, escrivães e investigadores participam no Norte de Minas de aperfeiçoamento de técnicas de investigação

 Diana Maia_ Jornalismo Imparcial
 Norte de Minas_ Cerca  de 20 profissionais de diversas carreiras policiais Civil, por meio do 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros  participaram nos dias 03, 04 e 05 de abril, do seminário com o tema: "A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE VÍNCULOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA INVESTIGAÇÃO MODERNA", delegados, escrivães e investigadores, de sete cidades pertencentes à área da 2ªDRPC Januária, participaram da ação.
A abordagem dos temas durante o seminário, ficaram sob a coordenação do Investigador de Polícia Civil, Hércules Ignácio Antunes Soares que com policiais presentes discorreu sobre assuntos variados dentro da temática da Análise de Vínculos, podendo citar: 
Otimização da análise de grande volume de dados.
Mapeamento de organizações criminosas e suas ramificações através da Análise de Vínculos.
A importância das ferramentas de Análise de vínculos no combate à Lavagem de Dinheiro e‘crimes de colarinho branco, dentre outros

A Delegada Regional de Januária, Dra. Lujan Pinheiro de Souza, ressalta a importância da atualização das técnicas de investigação aos policiais civis da área da 2ªDRPC Januária, face às inovações diárias dos criminosos de modo geral, permitindo desta forma que a Polícia Civil esteja sempre preparada para enfrentar qualquer tipo de crime e suas ramificações, de forma inteligente, eficiente e objetiva. A delegada indicou ainda que a Polícia Civil de Januária e região tem modernizado cada vez mais as investigações policiais e a Análise de Vínculos, isso permite uma ação eficaz e direcionada, principalmente quando se trata de investigações complexas e que envolvem grande quantidade de investigados ou de informações.

O 11º Departamento, dentre as diversas atribuições, tem como competência efetivar gestões que visam a promoção de cursos para seus Policiais.   
" Analisando os meios sofisticados do crime organizado em todo o Estado, resolvemos aperfeiçoar e aprimorar os conhecimentos dos Policiais Civis do Norte de Minas. Realizamos visitas técnicas às Delegacias Regionais para diagnosticar às necessidades de cada Unidade. " disse o Dr. Jurandir Rodrigues. " É importante aprimorar os trabalhos de investigação criminal, tornando nosso mister objetivo e eficaz, sempre pautada na ética, no respeito aos direitos e garantias individuais e sobretudo na produção de resultados concretos para redução de crimes e no aumento da segurança da população" explicou.
No mês de março, o 11º Departamento promoveu por meio da Acadepol um curso de MEAF, para uso de .40 e fuzil,  o seminário sobre análise de Vínculos, outros cursos serão disponibilizados ao longo desse ano de 2019, para os Policiais civis do Norte de Minas.