segunda-feira, 22 de abril de 2019

COMANDO MILITAR DA AMAZÔNIA REALIZA AS COMEMORAÇÕES AOS 371 ANOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO


Manaus (AM) – Os trezentos e setenta e um anos de criação do Exército Brasileiro foram comemorados oficialmente, na manhã da quarta-feira, dia 17 de abril, com uma solenidade militar no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, localizado dentro do Quartel-General do Comando Militar da Amazônia.
Durante a cerimônia, foram agraciadas com o Diploma de Colaborador Emérito e a Medalha Exército Brasileiro diversas personalidades e Instituições civis que prestam relevantes serviços à Força Terrestre na área da Amazônia Ocidental. Na oportunidade, militares também foram condecorados com as Medalhas Exército Brasileiro, Ordem do Mérito Militar, Corpo de Tropa e do Serviço Amazônico.
Outras atividades estão ocorrendo simultaneamente para comemorar a Semana do Exército. Uma delas, aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de abril, nos quais a Banda de Música do Comando Militar da Amazônia se apresentou nos três principais shoppings de Manaus, desenvolvendo repertório selecionado e interagindo com o grande público presente. No último dia da apresentação musical, o evento foi abrilhantado pela participação da Banda de Música dos alunos do Colégio Militar de Manaus, Estabelecimento de Ensino de referência no Estado do Amazonas.
 
 
A exposição de materiais também fez parte da programação. Em dois shoppings de maior circulação de pessoas da cidade, foram expostos à visitação vários equipamentos de uso do Exército Brasileiro. O sucesso ficou por conta da Embarcação Guardian e a Lancha de Patrulha, que são empregadas em ações táticas de monitoramento fluvial na Tríplice Fronteira entre Brasil, Venezuela e Colômbia. No estacionamento, havia um helicóptero Pantera do 4° Batalhão de Aviação do Exército, empregado para ampliar a capacidade da atuação da Força Terrestre no ambiente operacional amazônico.
Como parte das comemorações pelo Dia do Exército, estarão acontecendo as palestras e visitas educativas às escolas e universidades da rede pública e privada da cidade de Manaus. O enfoque dado nas escolas de ensino fundamental foi a interação através da revista Recrutinha, a doação de bandeiras do Brasil e atividades cívicas como o canto do hino nacional e o hasteamento do Pavilhão Nacional. Nos estabelecimentos de ensino médio, foram apresentadas as formas de ingresso nas Escolas de Formação de militares de carreira destinadas a este público e, nas instituições de ensino superior, o direcionamento foi dado para a Escola de Formação Complementar, o Instituto Militar de Engenharia e a Escola de Saúde do Exército.
O congraçamento com as Forças coirmãs presentes em Manaus, a Marinha, representada pelo 9º Distrito Naval e, a Aeronáutica, pela Ala 8, foi marcado pelas Competições Esportivas Regionais entre as Forças Armadas (CERFA) na área do Comando Militar da Amazônia. O Exército sagrou-se campeão nas duas modalidades que foram disputadas, natação e tiro de fuzil, nas categorias masculino e feminino.
 
Neste ano, dois dos principais pontos turísticos de Manaus foram escolhidos para ostentar a iluminação na cor verde, em homenagem ao Exército Brasileiro. O primeiro, foi a ponte estaiada que corta o Rio Negro e liga Manaus ao interior do Estado do Amazonas; o segundo, foi o Teatro Amazonas, uma construção de singular valor histórico e conhecida internacionalmente, que ficou iluminado no dia 19 de abril, ponto alto das comemorações.