sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

20º Batalhão de Infantaria Blindado do Exército em parcerias com várias entidades tem obtido êxito na redução de combate as drogas entre jovens e familiares em Curitiba

Centro de Comunicação Social Exército Brasileiro
Curitiba (PR) – O 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20° BIB), em parceria com várias entidades, tais como o Ministério Público Militar em Curitiba, o Projeto Fazendo a Diferença (FAZDI), a Igreja Assembleia de Deus e a Igreja Batista do Bacacheri, concretizou mais uma etapa do Projeto SEMEAR, que objetiva desestimular o uso inicial de drogas lícitas e ilícitas, bem como outros vícios que atrapalham a vida sócio-econômico-emocional do indivíduo e daqueles do seu convívio. No segundo semestre de 2018, ocorreram encontros e palestras no período de 8 de junho a 9 de novembro de 2018, sendo que este foi o segundo ano consecutivo que o projeto foi levado a cabo no Batalhão. Em dezembro se deu a solenidade de encerramento.
 

No decorrer do período em que o projeto foi desenvolvido, os participantes do projeto foram divididos em grupamentos de 30 militares, que eram acompanhados constantemente por uma equipe de 19 facilitadores civis e militares durante todo o período. A permanência do mesmo facilitador durante todo o ciclo viabiliza o estabelecimento de laços de confiança e cumplicidade para abertura e exposição de problemas particulares quando o militar não se sente confortável para socializar com todo o grupo.
Paralelo a essa atividade, foi desenvolvido o SEMEAR Kids no período de 13 de agosto a 27 de novembro, atendendo a 200 crianças integrantes do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da organização militar. As apresentações do projeto abordaram: valorização do corpo humano, influência de grupos, família, influência da mídia, álccol e cigarro e outras drogas. Além disso, foram ministradas palestras com o tema “Quem sou eu no mundo”, que trouxe uma proposta mais lúdica e de fácil entendimento.
Os resultados alcançados desde a implementação do projeto se materializaram na redução do número de ilícitos ligados a entorpecentes (nenhum caso em 2017 e apenas um em 2018) no Batalhão. Tais casos foram encaminhados a terapias especializadas, o que também ocorreu com familiares que necessitavam de atendimento, que puderam ser internados em clínicas de recuperação dos parceiros para tratamento do vício.
 
O Projeto
O Projeto SEMEAR foi instituído no ano de 2017 com o objetivo de desestimular o uso inicial de drogas lícitas e ilícitas, bem como outros vícios que atrapalham a vida sócio-econômico-emocional do indivíduo e daqueles do seu convívio. Propõe-se a incentivar a prática de bons hábitos como: amor próprio, confiança, responsabilidade, cordialidade, pontualidade, assiduidade, resultando no fortalecimento dos laços familiares.