sábado, 13 de outubro de 2018

Polícia Militar do Amazonas salva 12 reféns com vida e a população comemora ação bem sucedida contra os criminosos

Diana Maia/Jornalismo Imparcial
Manaus_ A Polícia Militar do Estado do Amazonas, em uma força tarefa em conjunta com as Companhias de Operações Especiais, ROCAM, CICOMS, COE, GRUPO TÁTICO FERA, conseguiram libertar 12 pessoas com vida, que estavam sobre a mira de uma quadrilha de criminosos, após um assalto a uma casa lotérica, situada na Avenida Grande Circular , na Zona Leste da capital.
Reprodução Grupo Policiais e Imprensa do Estado do Amazonas/Edrey Câmara
 
Cinco criminosos, fortemente armados usando coletes a prova de bala, fizeram 12 pessoas de  escudo humano, para que os mesmos conseguissem evadir do local.A polícia militar do Amazonas de imediato fez um cerco bloqueio, monitorando toda ação dos assaltantes.
Populares que acompanhavam a ação policial, gravaram vídeos, mostrando o desespero das vítimas, que foram obrigadas a sair da loteria de braços dados, percorrendo com os criminosos, cerca de 1,5 quilômetros.Todo o policiamento do Amazonas, ficou em alerta, sendo monitorado as principais vias por acompanhamento aéreo, Cicoms e, os atiradores de elite.Em um dado momento,os criminosos, atiraram contra os policiais, que revidaram a injusta agressão, ás vítimas tentaram se proteger caindo no chão, sendo possível os atiradores de elite, efetuarem disparos contra os assaltantes e obter êxito na libertação dos reféns.
Na troca de tiros, quatro homens vieram a óbitos, um de 21, 22, 24 e um outro não identificado.
O chefe da quadrilha, um homem de 28 anos, se entregou.Todos os criminosos, possuem passagem nos meios policiais.Nenhum refém ou policial foi atingido na troca de tiros, recebendo os primeiros socorros da equipe do SAMU.
Populares elogiaram e aplaudiram a ação dos militares, sendo considerados verdadeiros heróis.
Uma cena que emocionou e circulou nas redes sociais, foi o momento que um policial chora e de joelho agradece o fim do pesadelo.


No início da noite ainda deste sábado, o Coronel Amadeu Teixeira, secretário de segurança pública do Estado do Amazonas, se reuniu com a imprensa, e reportou a ação policial,  elogiou a tropa pelo desempenho, e o compromisso em defender a sociedade manauara, ainda comunicou que vai pedir ao Governador Amazonino Mendes, medalha de bravura e promoções ao policiais que participaram desta dinâmica.
Em um vídeo gravado pelo Governador Amazonino Mendes, ele fez questão de registrar esse momento, elogiando a ação policial, "Isso me remete a seguinte situação, eu quero tirar o meu chapéu e elogiar os meus policiais, eu darei à eles incentivos, apoio, é por aí, a população está precisando disso, não porque mataram os bandidos, mas porque agiram em salvar os inocentes."
Reprodução rede social Facebook