sábado, 27 de outubro de 2018

Polícia Civil desmente boatos sobre sequestros de crianças em Jaíba e faz o alerta sobre Fake News



Diana Maia/Jornalismo Imparcial
Norte de Minas_ Após alguns boatos espalhados nas redes sociais e conversas eletrônicas, sobre possível sequestro propagados na cidade Jaiba Norte de Minas, a Polícia Civil se manifestou através da sua assessoria neste sábado 27 de outubro para desmentir o fato.

Mas,  você sabe o que é Fake News?
Fake News _ Significa “notícias falsas”, em português, é utilizado para classificar notícias que não tem autoria declarada, fonte, data ou veracidade, e que se replica rapidamente na internet de maneira irresponsável, com a intensão de destruir a reputação de uma pessoa, empresa e organizações, de prejudicar alguém e até contribuir para uma tragédia.

Dependendo do caso em compartilhar notícias falsas, podem ser caracterizados como calúnia, injúria, difamação ou divulgação de notícias falsas ocorrer em época de eleição visando desqualificar um candidato, partido ou coligação, aplica-se a lei 12.891, de 2013.

 

 Em contato com assessoria da Polícia Civil no Norte de Minas, foi reportado:

A Polícia Civil informa que não recebeu nenhuma ocorrência relatando os crimes denunciados em redes sociais. Não é a primeira vez que esse tipo de Fake é espalhado no Norte de Minas, no início desse ano,  Montes Claros foi vítima de notícias semelhante, às quais foram desmentidas pelas autoridades policiais.
Os pais devem sempre estar atentos aos cuidados com seus filhos, em todos os ambientes. A Polícia Civil vem por meio desta Nota Oficial, tranquilizar a população de Jaiba e região reafirmando que são falsas as notícias de sequestro difundidas nas redes sociais.

Assinam a nota 11 º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros.
3º Delegacia Regional de Janaúba.



O Blog Jornalismo Imparcial, também fez contato com a Polícia Militar, na manhã deste sábado (28), também foi informado que não há registro sobre respectivo fato e lamenta a forma tendenciosa de pessoas que não tem conhecimento do trabalho feito na região, no que tange a Segurança Pública,  propagar noticias de caráter Fake News e faz o alerta.