terça-feira, 27 de março de 2018

Motorista do aplicativo UBER em Minas Gerais descreve carta suicida em grupo de conversa eletrônica após ser desativado da plataforma

Imagem ilustrativa
Diana Maia/Jornalismo Imparcial
Um motorista  de 46 anos, residente em Minas Gerais, após ser retirado da plataforma do aplicativo UBER, nesta terça feira 27, sem nenhuma explicação, descreveu uma carta suicida  em um grupo de WhatsApp, surpreendendo todos os integrantes do grupo.O que parecia apenas um erro de  uma mensagem repassada, o conteúdo da carta relatava uma despedida.
Leia na íntegra o conteúdo da carta:
Hoje vou tirar a minha vida.
Sou motorista Uber e fui excluído da plataforma sem ter feito nada q justificasse.
Em 8 meses tive 930 5 estrelas. Nunca roubei da Uber ou de passageiros. Nunca assediei alguém. Fui respeitoso com todos! 70 elogios escritos. Diversos deles dizendo eu ser o melhor motorista Uber de BH. E fui excluído sem direito à defesa. Sem direito a um procedimento de averiguação. Fui na Uber Getulio Vargas e me disseram que já era. Que nada pode ser feito. Nem o motivo pelo qual fui excluído eu tenho direito de saber. Fui avisado por e-mail.
Dependo do app para viver. Investi em carro. Tenho prestação pra pagar. Entrei na faculdade... Agora vou perder tudo.
Prefiro perder a vida. Fui injustiçado demais.
Que minha atitude sirva pra chamar atenção do sistema judiciário para não permitir que outras pessoas passem pela humilhação que estou passando.
Que vcs façam a diferença é cobrem isso!!!







O Blog Jornalismo Imparcial, fez contato com o motorista, no final da tarde desta terça feira, o homem relatou que por volta das 11 horas, ao se preparar para mais um dia de trabalho, percebeu que tinha sido desligado da Plataforma do UBER, sem nenhuma explicação, de imediato fez contato com a agência do aplicativo, narrando que sempre prestou um serviço de qualidade para a clientela, que precisava daquele trabalho para  honrar seus compromissos.
O motorista, informou ainda, que comprou um veículo para trabalhar no UBER e que agora não encontra uma solução para honrar as prestações, pois era através do aplicativo que pagava as despesas de casa e sua faculdade, cuidava de sua mãe, e que não sabia o fazer,  desesperado só pensava em tirar sua vida.
O Tenente Militar do Corpo de Bombeiros Ayara, fez contato com o motorista, confortando com palavras, tentando apoiá-lo no pedido de ajuda, monitorando a situação.
Em contato com a empresa de publicidade que representa o UBER no Brasil, perguntamos, o motivo do descredenciamento do número do celular do motorista em Minas Gerais, já que o citado motorista, informa que não descumpriu ás políticas de uso do aplicativo, e foi sumariamente, retirado da plataforma sem direito de resposta ou defesa, por parte do UBER.  

Em nota segue o posicionamento do UBER:
"As contas podem ser desativadas temporária ou permanentemente quando a média de avaliações de motoristas parceiros ou usuários estiver abaixo da nota mínima da sua cidade ou houver alguma inconsistência com relação às regras de uso da plataforma.

A UBER, possui regras claras para que motoristas parceiros e usuários utilizem o aplicativo, que estão detalhadas nos Termos e Condições de uso, e do comportamento esperado de todos, explicitado no Código de Conduta da comunidade UBER. Tais documentos detalham claramente o comportamento esperado dos usuários e motoristas quando usam o aplicativo da UBER,  e o que pode levar ao banimento. 
A empresa reforça sempre a conscientização de usuários e motoristas sobre esses padrões e, quando necessário, toma as ações necessárias para desativar da plataforma quem não age de acordo."