Com o crescimento urbano em Montes Claros, tem sido cada vez mais comum, o número de registros de chamadas ao Corpo de Bombeiros, para que seja retirada com segurança, animais que tiveram seu Habitat natural reduzido.
Foto para divulgação Corpo de Bombeiros |
Professor de Geografia e História Giovane Ferreira |
Segundo o Geógrafo, a região Sudeste é uma região que mais cresce no país, e Montes Claros no Norte de Minas, não é diferente, onde se concentra uma incidência muito grande de animais peçonhentos.Com a destruição do habitat natural desses animais, começam então, a migrar, para as regiões urbanas, no caso Montes Claros.
Um dos fatores agravante da saída deste animal, para a migração urbana na cidade, informa o professor Geógrafo Giovane Mendes, é a falta de água, a seca que vem se alastrando cada vez mais, na região do Norte de Minas, esses animais para garantir a sua sobrevivência, migram para a região urbana, onde procuram em esgoto, água e restos de alimentos encontrado próximo a residências afastadas dos grandes centros da cidade, facilitando a sua sobrevivência.
O Professor Giovane Mendes, chama atenção das autoridades, para que seja encontradas formas alternativas, e garantir os direitos desses animais, consequentemente a sua espécie seja protegida da extinção.Ressalta ainda, que há outras espécies de animais, que também estão migrando de outros estados para o território de Norte de Minas, citando exemplo, espécies que tem se deslocado de cidade da Bahia, que faz divisa com Minas.
O clima, solo, condições físicas, parecidas, facilita a vinda destas muitas espécies de cobras, que já se multiplicam aqui na região.
Exemplos de cobras que já são encontradas na região é a Jararaca,uma espécie rara e ameaçada de extinção.Por isso a preocupação cada vez mais do Corpo de bombeiros em salvar essas espécies, por está comprometida a sua sobrevivência, sendo cada vez mas encontrada nos centro urbanos, isso é preocupante informou o professor.Ainda faz um alerta ao deparar com um animal peçonhento, procure manter a calma e faça contato com o Corpo de Bombeiros, para que resgate o animal com segurança.
Giovane Mendes, é professor de Geografia e História da Escola Estadual Alcides Mendes da Silva em Porteirinha-MG, na a participarem da semana de educação pela vida, onde vários convidados vão abordar assuntos, sobre espécies de animais peçonhentos que correm o risco de serem extintos, com a falta de água na região.
Mais informações para falar com o professor Giovane, contato (038) 99155-7839