Imagem Ilustrativa Violência contra a mulher. |
Duas ocorrências foram registradas pela Polícia Militar, de sábado para domingo 01 e 02 de julho na Expomontes. A ocorrência que chamou atenção foi o caso da menor de (16) anos vítima de agressão física pelo seu ex namorado e o caso de dois homens que tiveram que se desfazer de bebidas para terem acesso as dependências do parque.
Entenda a dinâmica dos fatos das duas ocorrências.
A menor S.G.S.P. de (16) anos, muito nervosa relatou aos policiais que prestaram os primeiros acolhimento, que foi surpreendida pelo seu ex namorado M.V.S.M de 20 anos, momento que estava assistindo um show dentro do Parque João Alencar Athayde.
O jovem movido pelo ciúme da ex namorada, agrediu com vários socos no rosto e puxão de cabelo, após agredi-la evadiu do local.
A Polícia Militar, foi acionada e localizou o agressor próximo as barraquinhas de alimentação.
O homem foi conduzido para Delegacia de Plantão, o B.O, foi lavrado por volta de 1h50 da madrugada de domingo, pela própria vítima menor que estava acompanhada com sua mãe, não foi informado se a menor fez corpo delito.
Após termos o conhecimento do fato, entramos em contato com o Conselho Tutelar, para saber quais os procedimentos a serem adotados junto a menor, no entanto também durante toda a tarde e noite de domingo até as 22horas não conseguimos falar com nenhum conselheiro.
A Defensora Pública, Dra Maiza Rodrigues, responsável pelo Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência (NUDEM) de Montes Claros. reportou ao Blog Jornalismo Imparcial sobre este caso.
"A lei Maria da Penha, criou mecanismos para coibir a violência contra a Mulher. Precisamos mobilizar e articular com o apoio do coletivo e dos movimentos de Mulheres para lutar pelo fim da violência contra a Mulher. Em face de eventos de grande público, o agressor ao deparar com sua ex-companheira participando destes eventos manifesta sua insatisfação e agride, ameaça e ofende a mulher. A luta contra a violência tem que ser constante e ser objeto de compromisso de uma sociedade que deseja ver, um mundo melhor. Meu repudio!"
Precisamos de uma Delegacia de Mulher 24 horas, atendimento imediato e humanizado a todas as vítimas.
Defensora Pública Dra.Maiza Rodrigues/ Foto Diana Maia |
A outra ocorrência que foi registrada pela Polícia Militar foi narrada por dois homens um de ( 27) e o outro de 30 anos, residente no Bairro Jardim Liberdade, que ficaram revoltados por serem barrados na entrada do parque, ao tentar entrar com bebidas alcoólicas, a polícia não informou se o produto estava em algum frasco de vidro, apenas que uma das bebidas era um energéticos de 300ML somente após os dois homens se desfazerem das bebidas, os seguranças permitiram a entrada nas dependências do parque.
Indignados registraram a ocorrência para futuras providências.
Sobre entrar com bebidas nas dependências do parque, o advogado especialista nos direitos do consumidor, Leandro Aguiar, falou sobre o assunto.
Advogado especialista nos direitos do consumidor Leandro Aguiar/Foto Diana Maia |
Leandro Aguiar: Proibir a entrada de consumidores portando bebidas alcoólicas já foi pacificado há mais de três anos entre o Procon e o Ministério Público pois pode caracterizar uma venda casada. No entanto a entrada com bebidas alcoólicas para consumo próprio é permitida.
Em caso que o produto esteja embalado em garrafas de vidro não deverá ser permitida em face da segurança.
Sobre a violência doméstica envolvendo uma adolescente, sofrida no interior do parque é lamentável mas deverá ser apurado com a abertura de inquérito junto ao agressor.
*O
Blog Jornalismo Imparcial, entrou em contato com assessoria da
Sociedade Rural, mas até as 23 horas de ontem (02.07) não se
pronunciou nem atendeu o telefone, mostrando total despreparo, para
atender a imprensa.
Vale
ressaltar que este ano, somente alguns jornalistas foram credenciados, sendo a Sociedade Rural parcial, contrariando todos os direitos do Código de ética jornalística.
A classe jornalística Norte Mineira, e autoridades da segurança pública, também manifestaram o seu repúdio, sobre esta conduta a liberdade de imprensa.
Reafirmando o compromisso e o dever de atender à sociedade civil ao noticiar, informar,
denunciar, escrever, detalhar tudo aquilo que é ou pode vir a ser de interesse público.
A liberdade de imprensa é importante para toda a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário