sexta-feira, 30 de setembro de 2016

POLÍCIA MILITAR REALIZARÁ OPERAÇÃO ELEIÇÕES 2016

Jornalismo Imparcial

Será realizado no próximo domingo, dia 02, no horário compreendido das 8 horas às 17 horas, o primeiro turno das eleições onde os brasileiros, simultaneamente em todo o país, escolherão por sufrágio universal e voto direto e secreto, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Minas Gerais é o Estado com o maior número de municípios e constitui o segundo maior colégio eleitoral do País, com mais de 15 (quinze) milhões de eleitores, o que exige o comprometimento e a dedicação de todas as unidades e integrantes da Instituição.

As eleições, mormente para estes cargos, envolvem paixões locais, resultando, às vezes, em rixas, provocações e confusões mais acirradas, em razão do envolvimento de um número expressivo de postulantes ao executivo e legislativo municipais e um maior engajamento de pessoas nas campanhas.

Cabe à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) a missão de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, para garantir a todos os mineiros o exercício do seu direito de escolha de seus representantes, por meio do voto.

Durante o pleito, a 11ª Região da Polícia Militar, nos 77 municípios que a integra, empregará um efetivo de, aproximadamente, 2.200 (dois mil e duzentos) policiais militares, empregados no policiamento a pé e motorizado, os quais, além de cumprir sua missão constitucional, realizarão ações/operações objetivando a preservação da ordem pública, a promoção da paz social e a garantia do poder de polícia da Justiça Eleitoral.

Em Montes Claros, maior colégio eleitoral da região, serão empregados, a partir das 6 horas do dia da eleição, aproximadamente, 1.100 (um mil e cem) policiais militares, no policiamento ordinário, inclusive, os que exercem atividades administrativas, de forma que haja, em cada local de votação, pelo menos, 01 (um) policial militar em serviço.

Dentre outras, o policiamento está orientado a desenvolver as seguintes ações:
– reforço nas localidades consideradas “áreas de risco”;
– prevenção e/ou repressão de tumultos de maneira geral, bem como a propaganda eleitoral nos casos de propaganda eleitoral irregular;
– atendimento às requisições para escoltas de urnas, em apoio aos funcionários da Justiça Eleitoral e guarda dos locais destinados a apuração das eleições;
– garantia da ordem pública no dia da votação e durante as comemorações dos resultados das eleições, coibindo excessos que perturbem a ordem pública;

Durante o pleito eleitoral, das 8 às 17 horas, haverá emprego de policiamento em todos os locais de votação e, ao encerramento, manutenção do policiamento nos locais de apuração.

O eleitor deve prestar atenção em algumas condutas permitidas e não permitidas no dia da eleição (07 de outubro), são elas:

É PERMITIDA NO DIA DA ELEIÇÃO APENAS: a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por determinado partido ou candidato, revelada pelo uso exclusivamente de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

NÃO SÃO PERMITIDAS NO DIA DA ELEIÇÃO
Dentre outras:
– a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. É proibido também espalhar material de campanha no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, sujeitando-se os infratores a multa e apuração criminal;
– a utilização de alto-falantes e/ou amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, além da divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos;
– O uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato;
– É vedado, até o término do horário de votação, qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos, tal como a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado.

Exerça a cidadania, vote conscientemente, escolha bem os seus representantes e compareça ao local de votação conduzindo o seu título eleitoral, um documento de identificação com foto e conte com a Polícia Militar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário